Get Adobe Flash player

CB Login

Olá Visitante, faça um CADASTRO GRÁTIS e use todos os recursos do Site - Clique em Registro

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Conflito Norte-Sul  

RESUMO: Conflitos entre as nações, entre os povos do Planeta sempre existiram e foram e são através deles que o mundo nos mapas toma forma, desde civilizações antigas tem sido assim e o critério de construção de planisférios tem levado em conta a geopolítica econômica e social de quem o projeta.

Desde os Mapas T.O., a Carta de Ebstorf, Gervásio de Tilbury, 1284, ambos construídos com um sentido cristão e do sobrenatural, tinham Jerusalém no Centro como a região mais importante na época, e até hoje é assim, as nações de maior poderio econômico, político ou militar estão centralizadas.

Tanto o colonialismo como a divisão Norte-Sul, tem-se uma noção direta de Centro e Periferia e oficializou-se a separação política, econômica e social aumentando as desigualdades sócio-econômicas entre estes países. Desenvolvimento e subdesenvolvimento são conceitos que entraram em uso a partir do final da 2ª Guerra Mundial, que busca explicar o subdesenvolvimento do Sul ou da Periferia.

Países subdesenvolvidos industrializados ou não, emergentes, em desenvolvimento, são conceitos atribuídos aos do Sul ou da periferia, aos do Norte ou Centro apenas desenvolvidos.

NOVA ORDEM MUNDIAL

Termo usado a partir do final da década de 1980, quando ocorre a dissolução da União Soviética, queda do Muro de Berlim, fragmentação de outros países do Leste, e conseqüente final da guerra Fria.

O mundo apresenta uma nova faze do sistema econômico, na Geopolítica passamos para um mundo Multipolar, onde a nação impõe seu poder por critérios econômicos e políticos, não mais pelo poder Bélico como antes. O poder é medido pela capacidade econômica, volume de capitais, avanço tecnológico, nível e qualidade da produtividade. O Capitalismo se expande em escala mundial, novas tecnologias são implementadas e a globalização se instala.

Novas potências econômicas despontam exemplo da China, a economia que mais cresce no mundo, e até o Brasil dá um salto, seu PIB hoje é o sexto do mundo.

Com o fim da Bipolaridade acreditava-se que os conflitos terminariam por ser o capitalismo um sistema econômico livre e melhor, mas ainda, até hoje não sabemos na realidade qual é melhor, o Capitalismo ou o Socialismo. Vivemos num mundo capitalista, mesmo os subdesenvolvidos são capitalistas. O Capitalismo tem como filosofia a acumulção de renda, ele integra o cidadão, mas ao mesmo tempo exclui, e isto tem gerado uma infinidade de desigualdades econômicas e sociais até mesmo dentro dos países desenvolvidos, a nova tecnologia que deveria nivelar as relações sociais exclui ainda mais, a concentração de renda, o desemprego, empobrece ainda mais a população, e a desigualdade tem aumentado na velocidade tecnológica e a diferença entre Norte e Sul ou Centro e periferia tem aumentado.

Calegari, Luiz Maximo. Licenciado em Geografia pela FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis – SP – Pós Graduando em Docência do Ensino Superior pelo IEC Instituto Educacional Carapicuíba
http://webnamoro.blogspot.com/

 

http://www.luizcalegari.com