Get Adobe Flash player

CB Login

Olá Visitante, faça um CADASTRO GRÁTIS e use todos os recursos do Site - Clique em Registro

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Os  Fluxos Materiais                                                                

Angela Corrêa da Silva


Ao longo do século XX, os meios dc transporte passaram a ser bem  mais rápidos, encurtando as distancias entre os continentes. No inicio do século XX, o transportes  de  mercadorias e de pessoas  era realizado por navios que faziam  o percurso entre Londres e Nova Iorque  em  sete  dias.  Até 2003, era possível realizar esta mesma viagem, utilizando aviões Supersônicos, em três horas e meia. Hoje, em virtude de problemas de segurança dos vôos e, também, ambientais —, esses aviões não estão mais operando em vôos comerciais, sendo usados apenas em operações militares.  Mesmo assim, essa aceleração tem um papel fundamental, ao ampliar as redes de comércio mundial, com a distribuição de produtos e peças a todos os cantos do mundo. Tanto a rapidez quanto o volume dc mercadorias atingiram uma escala global. Produtos feitos na China, por exemplo, são embarcados e vendidos no Brasil, na França e no Paraguai, simultaneamente.

Fonte: KRAJEWSKI, Angela Corrêa. O Trabalhador, as tecnologias e a globalização. In: MEC; Inep. Ciências humanas e suas tecnologias – Livro do estudante: ensino médio: Encceja. Brasília: MEC/Inep, 2002. P. 171 - 172  -  Caderno do Aluno de Geografia – 4º Bimestre – 3º Ano – página 3

 

Os Fluxos de Materiais e Imateriais

Ângela Corrêa da Silva


Os meios de transporte, o comércio e a distribuição de mercadorias representam exemplos de fluxos materiais, pois essa gama de objetos possui materialidade e volume. Os sistemas técnicos que dão fluidez ao espaço geográfico não são os únicos incorporados ao território de um país no mundo moderno. Na atualidade, o avanço das tecnologias da comunicação e da informação delineou uma gama variadíssima de novos sistemas responsáveis por dar corpo aos denominados fluxos imateriais. Para o sociólogo Manuel Castells, esta imaterialidade manifesta-se pela enorme gama de transações por meio da telefonia e da internet, principais responsáveis pela disseminação da comunicação e da informação. A telefonia e a internet podem ser consideradas o verdadeiro tecido de nossas vidas, pois, atualmente, a tecnologia da informação provocou mudanças tão significativas quanto a eletricidade o fez na era industrial. Na verdade, ao analisar as dinâmicas desses fluxos, chegamos à conclusão de que há uma interdependência total entre esses inúmeros sistemas: a base material de grande parte dos sis-temas produtivos não funcionaria hoje sem os sistemas que dão virtualidade ao espaço. Como exemplo, podemos assegurar que uma parcela considerável da logística dos sistemas de trans-porte e distribuição de mercadorias está intimamente ligada à rede de conexões on-line, o que agiliza a distribuição de bens pela internet, acelerando os mais diferentes fluxos de distribuição. Dessa forma, é possível afirmar que os fluxos materiais e imateriais ligam-se à mesma teia, for-mando uma grande rede relacional "energizada" pela internet, que disponibiliza uma enorme variedade de transações tanto econômicas quanto culturais.

Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.

Caderno do Aluno 3º Ano – 4º Bimestre – Geografia – página 4


1)-Qual é a base material dos fluxos imateriais?

a)-É o armazenamento de dados nas nuvens, recentemente disponibilizado na internet

b)-São os computadores, as fiações, cabos submarinos, telefones e satélites

c)-São os bytes, Byte, Kilobyte, Megabyte, Gigabyte, Terabyte  disponibilizados nos sistemas

d)-São Caminhões, Carros, Trens, navios e Aviões para o transporte

e)-Todas estão corretas.

 

2)-Dê exemplos da interdependência dos fluxos materiais e imateriais.

a)-O Sistema de transporte que um utiliza o outro também utilizam, todos são transportados por navios e aviões.

b)-Essa interdependência só e efetiva no pessoal utilizado que são  os  mesmos  nas duas

c)-A interdependência está no custo de cada uma, as duas dependem de dinheiro para serem transportadas.

d)-Os fluxos imateriais dependem de bases materiais como os computadores, fios, satélites etc, e estes meios comercializam também os bens materiais, os fluxos materiais já existiram sem os imateriais, mas estes jamais existiram sem os fluxos materiais.

e)-Nenhuma das alternativas está correta.

 

3)-Porque os fluxos imateriais necessitam de uma base material?

a)-Para que as comunicações, os dados e a transmissão destes possam  ser  geradas, transmitidas e recebidas, pois nenhuma informação poderá ser gerada a partir do nada.

b)-Para serem transportados como os grandes containers, enormes navios, e nos aviões principalmente é que são transportados os fluxos imateriais.

c)- Só precisam de uma base material onde os fluxos imateriais vão chegar.

d)-Não é necessário uma base porque elas podem ser enviadas por telefone celular.

e)Só as alternativas b e c estão corretas.

 

4)-Porque a modernização do sistema de transportes de mercadorias e dos fluxos imateriais podem baratear o preço final de um produto?

a)-Porque o frete fica mais barato transportando mais produtos ao mesmo tempo.

b)-Porque uma ordem de entrega que parte de São Paulo, pode gerar uma entrega em Brasília daí a 10 minutos ou menos.

c)-Porque chegando mais rápido o custo de transporte pode ser menor.

d)-Devido a  redução das perdas nos trajetos, armazenagem, e manuseio.

e)-Todas estão corretas.