Luiz M. Calegari

Cada Click é um Mundo

Get Adobe Flash player

Situação de aprendizagem 8  -  A sedução do consumo

Explique, com suas palavras, as seguintes expressões:

  • ●Compro, logo existo. Se eu compro é porque existo, tudo o que é comprado, vendido é uma operação entre duas pessoas, existir é uma condição para comprar qualquer coisa, comprar é consumir e o ser humano precisa consumir para que continue existindo, evoluindo e procriando.
  • Consumo sustentável. O tema consumo está constantemente na mídia por tratar-se de algo que, se por um lado traz prazer é responsável por descontroles financeiros, de saúde, de questões ambientais, entre outros. Consumo sustentável está ligado às questões ambientais que em resumo é consumir recursos do meio ambiente de forma que não se esgote e ainda possa suprir as gerações futuras.

 

LIÇAO DE CASA

Considere novamente as seguintes expressões:

Compro, logo existo: Em casa poderá haver concordâncias ou divergências com sua opinião, isso é normal, mas não deve fugir muito da questão que so compra algo quem realmente existe.

Consumo sustentável: Aqui poderá haver maiores divergências porque a questão ambiental está muito em pauta com pessoas a favor e contra, embora uma grande parte da população está empenhada num consumo visando minimizar os efeitos do consumismo sobre o meio ambiente.

 

PESQUISA EM GRUPO:

As propagandas veiculadas na televisão e nas revistas são feitas para convencer as pessoas a comprar determinados produtos. No entanto, se prestarmos atenção, perceberemos que a maior parte delas não apresenta apenas as qualidades do produto, mas também associa seu consumo a estilos de vida que as pessoas sonham em possuir. Nos comerciais de perfume, por exemplo, é raro algum comentário sobre a fragrância que está sendo anunciada, mas sempre aparecem modelos belíssimos vestindo roupas sofisticadas. Nesse caso, a mensagem é a de que, usando o perfume, nossa vida vai mudar e nos tornaremos belos e sofisticados.

Com base nessas idéias, e com a orientação de seu professor, identifiquem campanhas publicitárias que associem uma marca a um dos conceitos listados a seguir:

Aqui o aluno deve escolher um dos temas e pesquisar. Abaixo estão listados com prováveis produtos ou recursos utilizados nas publicidades de cada um.

LIBERDADE: Publicidades que induzem o consumidor a um sentimento de liberdade já foram exibidas usando perfumes, automóveis, viagens, entre outros;

BEM-ESTAR FÍSICO E VIDA SAUDÁVEL: Neste tipo de publicidade já foram vinculadas utilizando marcas de vitaminas, aparelhos de ginásticas, certos tipos de alimentos, entre outros;

HARMONIA FAMILIAR: Nestas já foram mostradas para a família lindas casas, dinheiro com todos sorrindo, lugares parasidiacos com a família em férias, e outros;

STATUS E RECONHECIMENTO SOCIAL: Neste tipo de publicidade encontraremos roupas, formas de ganhar dinheiro, fama, etc;

SEGURANÇA FINANCEIRA: Aqui é comum publicidade de certos cursos, estabelecimentos de ensino superior, investimentos financeiros, entre outros;

ELEGÂNCIA: Publicidades que induzem à elegância sempre tem roupas de estilistas famosos, lançamentos de modas, produtos de tratamento da pele, cabelo, etc;

FELICIDADE: Aquelas mostram a felicidade dos atores podem ter lindos automóveis, parceiros famosos, roupas, dinheiro, viagens e muito mais.

O texto da página 52, “quanto mais abastada, mais lixo a nação produz”. É uma realidade pois sabemos que quanto mais consumimos mais descartes, mais lixo produzimos, em termos de  países é a mesma coisa, quanto mais ricos, a população consome mais e, consequentemente, descarta mais, produzindo um volume maior de lixo.

De acordo com Alan Thein Durning, existem no mundo três grupos de consumo que destacamos a seguir: “No topo da pirâmide, segundo o autor, está 1,1 bilhão de pessoas que andam de carro e avião, abusam dos produtos descartáveis e consomem muita comida embalada e processada. No meio, situa-se a maior parcela da população, com 3,3 bilhões de pessoas que andam de ônibus ou bicicleta, mantêm um consumo frugal e se alimentam de produtos e grãos produzidos localmente. Por fim, 1,1 bilhão de indivíduos, que andam a pé e não têm acesso às condições mínimas para manter a própria saúde, vivem com uma dieta irrisória de grãos e água não potável.”

O texto nos mostra claramente qual grupo adota uma atitude que pode ser classificada como consumista, É o grupo dos mais ricos, porque é também o grupo dos maiores poluidores, quanto mais rico mais consome e portanto mais polui.

O texto mencionado descreve três grupos de consumidores, os mais ricos que estão no topo, o intermediário e temos o grupo que não consome o suficiente para atender às suas necessidades básicas, são os mais pobres, que não tem acesso à água potável e a alimentos suficientes.

 

Você aprendeu?

Segundo a jornalista canadense Naomi Klein, “as marcas não vendem mercadorias, mas uma idéia, um estilo, um conceito, um sonho”. Com base nas publicidades que assistimos diariamente isso fica muito evidente, quando se menciona a marca de um produto, na seqüência vem todos os benefícios que ele poderá lhe trazer, qualidade pode ser também mencionadas mas a ênfase está naquilo que lhe trará satisfações e são direcionadas à públicos específicos.

Login