Luiz M. Calegari

Cada Click é um Mundo

Get Adobe Flash player

VISÃO REGIONAL - Aprendizagem 8 – 7º Ano

Consultando um mapa da região Nordeste em um atlas geográfico escolar e outros materiais poderemos determinar a localização de Sobral no estado do Ceará. Observando com atenção veremos que se localiza às margens da rodovia que faz a ligação da capital do Estado, Fortaleza, com a capital do Piauí, Teresina.

Em cada região brasileira o uso da terra tem suas particularidades, e não é diferente com relação a região de Sobral onde o uso da terra é voltado para a pecuária extensiva e as práticas extrativistas.

Em praticamente todas as regiões tomadas como base de estudos existem diferenças no cotidiano da população, isso se dá em virtude da ocupação diária de cada um pois, uns cuidam da terra, outros da pecuária, e outros de atividades relacionadas ao comércio, industrias e na educação. Podemos ainda citar o nosso cotidiano aqui na escola e o dos estudantes de sobral, com certeza encontraremos diferenças como metas de estudos a objetivos à serem alcançados.

A letra música: Notícias do Brasil (Os pássaros trazem) de Milton Nascimento e Fernando Brant1), enaltece o povo brasileiro e o saber popular, muitas vezes desconsiderados pelos governantes

A letra dessa música apresenta uma proposta para diminuir as desigualdades regionais do Brasil, onde para ele, o Brasil não é apenas o que acontece no litoral e no Sul do país. É preciso valorizar os brasileiros de todas as regiões. Para isso, os brasileiros precisam se conhecer melhor. Veja que no  início da colonização tudo se concentrou no litoral para atender aos interesses da metrópole portuguesa e, por isso, concentrando as atividades econômicas na zona litorânea, “de costas” para o interior. Hoje isso ainda não é muito diferente, há sim algumas iniciativas de interiorização, mas o peso maior do desenvolvimento está na parte leste do país e regiões como Sudeste e Sul.

Consultando um mapa político do Brasil, vamos identificar em quais regiões brasileiras foi ouvida a “boa-nova”. A “boa-nova” foi ouvida em todas as regiões brasileiras, começando pela Região Norte, seguida da Região Nordeste, a região denominada pelo autor de “Brasil central” e a região “bem lá no Sul”.

VOCÊ APRENDEU?

1)-Preencha as lacunas das frases a seguir com alguma das unidades federadas do Brasil.

a)-_______________ é um Estado nordestino que possui parte de seu território na Amazônia Legal.

b)-Essas terras, apesar de localizadas na região Norte, já fizeram parte da região Centro-Oeste antes da formação do Estado do _______________.

c)-_______________ faz parte da região Sudeste, mas a situação socioeconômica dos municípios do norte do Estado aproxima essa unidade federada da realidade nordestina.

d)-Das unidades federadas do Centro-Oeste brasileiro, o _______________ apresenta os melhores indicadores sociais.

Vamos consultar o Mapa da página 61 do Caderno do Aluno Volume 1 e explicar por que Milton Santos usou a expressão “Região Concentrada” para denominar uma das regiões de sua proposta. Usou esta expressão porque nessa região estão concentradas as atividades produtivas mais dinâmicas, os principais aeroportos e as cidades que exercem influência no conjunto do território nacional.

 

Fontes:

Caderno do Aluno Volume 1

Caderno do professor Volume 1

Professor: Luiz Maximo Calegari

Login