Luiz M. Calegari

Cada Click é um Mundo

Get Adobe Flash player

APRENDIZAGEM 4 - O SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃODA NATUREZA - 7° Ano

 

O Mapa: Brasil: Unidades de Conservação Federais, na página 36 do Caderno do Aluno, 2º semestre mostra que há Unidades de Conservação Federal distribuidas por todo o território. Tanto o mapa como as tabela da página 37 deixa claro que as maiores estão no bioma Amazônia, porque possui enorme extensão, ainda mantém grandes áreas da cobertura florestal original, e a densidade populacional na região é baixa. Nessas condições, torna-se viável demarcar Unidades de Conservação de dimensões que seriam impossíveis nas regiões mais densamente ocupadas.

 

Pesquisa

Parque Natural Municipal Itaim

Tem 479 hectares e também está localizado nos limites da Subprefeitura Parelheiros, no bairro do Itaim. Está nos limites de um antigo bairro rural, que lhe emprestou o nome. A partir da década de 1990 uma série de loteamentos surgiu na região (Jardim São Norberto, Santa Fé, Papai Noel, São Nicolau Jardim Almeida) ameaçando os fragmentos de Mata Atlântica. O Parque possui alta relevância ecológica pois está localizado numa faixa de transição entre a frente de expansão urbana de Parelheiros e as áreas de mata preservada.

 

As Unidades de Conservação (UCs) são importantes para a preservação de espécies animais, vegetais e em alguns casos, fenômenos naturais como cavernas, são áreas destinadas à proteção da biodiversidade e dos recursos naturais.

 

As Unidades de Conservação existentes no Brasil dividem-se em dois grandes grupos com características específicas.

 

Esses grupos são compostos pelas Unidades de Proteção Integral e pelas Unidades de Uso Sustentável.

 

Existe uma diferença entre elas, que é definida pelas características da área, do que se quer preservar e se é viavel sua utilização econômica de forma sustentável ou não. As Unidades de Proteção Integral têm como objetivo geral a preservação da biodiversidade, a realização de pesquisas científicas e o lazer, sendo admitido apenas o uso indireto de seus recursos naturais. Nas Unidades de Uso Sustentável, admite-se o uso sustentável dos recursos naturais.

 

A bióloga Eliane Simões, gestora do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, concedeu uma entrevista especial para este Caderno do Aluno, página 41, 2º semestre, na qual apresentou algumas características de uma das mais importantes Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Leia a entrevista e analise o mapa Núcleos Administrativos do Parque Estadual da Serra do Mar e a imagem do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, apresentados nas próximas páginas.

 

É fundamental que alguns aspectos mencionados na entrevista sejam lembrados, tais como as características da Mata Atlântica, o elevado grau de devastação desse bioma e as razões dessa devastação, bem como as conseqüências que essa devastação afeta a biodiversidade e até mesmo as pessoas, moradores, as cidades da região. A partir do mapa da página 42 e da imagem da página 43, é possível dimensionar a importância do parque e algumas de suas características fisionômicas.

 

Prezado aluno, nesta situação de aprendizagem você aprendeu que nosso território ainda é alvo de uma intensa degradação mas que há pessoas e instituições tanto na esfera Nacional como estadual e municipal preocupados com o problema e estão trabalhando para minimizá-lo ao máximo, caso não possa ser extinto, pensando sempre no desenvolvimento econômico e social de todo o território e também procurando formas para que as gerações futuras não sejam privadas dos recursos naturais, das belezas que a flora e fauna nos proporciona.

 

Fontes Bibliográficas:

http://www.cidadedesaopaulo.com/ecoturismo/bemvindo/apa-e-uc/

Caderno do Aluno 7º Ano - 2º Semestre - Geografia

Caderno do Professor 7º Ano - 2º Semestre - Geografia

Professor:  LUIZ MAXIMO CALEGARI

Login