O MEIO NATURAL: O CONTEXTO DO SENHOR DOS VENTOS - 8° Ano

Para começo de conversa

Observe atentamente os mapas a seguir:

 

1.-Quais continentes ou partes da superfície terrestre eram representados no mapa-múndi medieval?

2.-Que região era representada na parte superior e central desse mapa? Por quê?

3.-Quais continentes ou partes da superfície terrestre não estão representados nesse mesmo mapa?

3.-Quais continentes ou partes da superfície terrestre não estão representados nesse mesmo mapa?

Leitura e análise de mapa

Observe o mapa de Ebstorf, cujo original mede quatro metros de altura. Em sua opinião, este mapa fornece alguma pista sobre a visão de mundo do autor? Justifique sua resposta.

Resposta:_____________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

PESQUISA EM GRUPO 

 

Com a orientação de seu professor, você e seus colegas vão conhecer mais a respeito do astrolábio.

Em grupo, façam uma pesquisa sobre os seguintes aspectos:

Origem do astrolábio;

Tome Nota:

Se você se interessa por instrumentos utilizados antigamente em navegação, visite o site do Observatório Astronômico da Universidade Federal de Minas Gerais.

Disponível em <http://www.observatorio.ufmg.br/pas74.htm>.

Acesso em: 20 maio 2013.

 

A importância desse instrumento na história da navegação;

Os instrumentos atuais da navegação que substituem o astrolábio.

Leitura e Análise de Esquema e Mapa

 

1.-Os navegadores europeus, como Cristóvão Colombo, utilizavam barcos a vela, movidos pela força do vento, para alcançar a América e depois regressar à Europa.

a)-Na ida, os ventos sopravam a favor dos barcos e os ajudavam a se mover. Mas, na volta, se a força do vento era contrária, como os navegadores chegavam à Europa? Para responder a esta questão, será preciso analisar as figuras a seguir:

 

Figura 5 – Padrão geral de circulação da atmosfera. Nesta figura, estão representadas as três células: a célula Polar (referente aos polos), a célula de Walker (referente às latitudes médias) e a célula de Hadley (referente às latitudes tropicais).

 

Rota da primeira viagem de Colombo à América

 

Resposta questão a)___________________________________________________________

____________________________________________________________________________

b)-Você acha que na atualidade os navios que fazem a viagem entre a América e a Europa precisam fazer a mesma rota de Colombo? Por quê?

Resposta  questão b)__________________________________________________________

___________________________________________________________________________

2.-O mapa a seguir apresenta a extensão dos territórios coloniais da América luso-espanhola e indica a data de independência de cada um deles. Com base no mapa e em seus conhecimentos, estabeleça relações entre esta extensão e o domínio que Portugal e Espanha exerciam sobre as técnicas de navegação.

 

LIÇAO DE CASA

Leia o texto a seguir:

Os ventos alísios bombeiam água, sem parar, do Atlântico central para o Golfo do México, o qual, em consequência, é mais alto que o oceano principal. Esse enorme corpo d’água tem uma saída de superfície – os estreitos entre a Flórida, de um lado, e Cuba e as Bahamas, do outro. Através dessa saída, a água se lança como um bando de garanhões selvagens soltos de um curral. Não admira Ponce de Leon descobrir que estava andando para trás apesar de um vento que tentava levá-lo para a frente, perto da atual Miami, num braço de terra que ele chamou de Cabo das Corrientes. Seis anos depois da descoberta de Ponce de Leon, seu piloto, Antonio de Alaminos, navegando das Antilhas para a Espanha, passou não ao sul de Cuba, como era habitual, mas ao norte e através dos estreitos da Flórida, aproveitando o enorme impulso da Corrente do Golfo para atirar seu navio à latitude dos ventos de oeste. Essa inovação completou o desenvolvimento da rota clássica da Península Ibérica à América e vice-versa.

CROSBY, Alfred W. Imperialismo ecológico: a expansão biológica da Europa, 900-1900. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 119.

1.-Em um planisfério, acompanhe a rota seguida por Antonio de Alaminos. Depois, explique qual foi sua “inovação” em relação à rota clássica estabelecida, poucos anos antes, por Cristóvão Colombo.

Planisphère, projection “Bertin 1950”, 2011. Atelier de Cartographie de Sciences Po. Disponível em: <http://cartographie.sciences-po.fr/fr/planisph-re-projectionbertin1950-
2011>. Acesso em: 6 nov. 2013. Mapa original (base cartográfica com generalização; algumas feições do território não estão representadas em
detalhe; sem escala; sem indicação de norte geográfico).
Resposta)______________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

 

2.-Com base no que foi discutido em sala de aula, faça em seu caderno uma pequena redação que tenha como título “Foi por um acaso que Colombo chegou à América?”.

 

 

VOCÊ APRENDEU QUE:

Em seu livro Paratii: entre dois polos (Companhia das Letras, 1998), o navegador Amyr Klink relata que certa vez lançou de seu barco um vidro contendo uma cédula de 100 mil cruzeiros, um nó de marinheiro e um cartão com seu endereço, solicitando a quem o encontrasse que o remetesse ao Brasil. Com pouca expectativa de que isso, de fato, aconteceria, ele anotou a data, a posição e as coordenadas do local de lançamento: latitude 49º49’ Norte, longitude 23º49’ Oeste, 4 de junho de 1991. Para surpresa dele, sete meses após ter jogado o vidro na água, recebeu uma carta de um garoto norueguês, com uma foto na qual segurava a nota que havia encontrado.

1.-Considerando o mapa a seguir, qual alternativa identifica corretamente o fenômeno natural que conduziu o vidro?

 

a)-A corrente marítima Norte Atlântica, uma extensão da Corrente do Golfo.

b)-A alternância de marés entre o continente americano e a Europa.

c)-Os ventos alísios do Atlântico Norte.

d)-Os ventos monçônicos do Oceano Índico.

e)-O deslocamento das massas de ar no Mar Mediterrâneo.

2.-Se o navegador tivesse lançado a garrafa nas coordenadas latitude 10º Sul e longitude 25º Oeste, que país seria o destino mais provável para a cédula de 100 mil cruzeiros? Por quê?

Resposta:______________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

O QUE EU APRENDI:___________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

Fontes: Caderno do aluno Volume 1

Caderno do professor Volume 1

 

OBSERVAÇÃO: (SOMENTE PARA PROFESSORES - que se identificar) - Enviaremos uma cópia integralmente respondida, editável, podendo retirar ou acrescentar o que achar necessário para o seu trabalho. Faça o pedido através da página ( CONTATO ), ou cadastre-se.

Fontes Bibliográficas:

 

Caderno do Aluno 1° Semestre

Caderno do Professor 1° Semestre

 

Professor:  Luiz Maximo Calegari