O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO E A INCLUSÃO NO MUNDO DIGITAL – Aprendizagem 3

Considerando o mapa da página 22 do Caderno do Aluno, poderemos identificar as duas unidades da federação que apresentam maior proporção de utilização da internet e as duas unidades da federação que apresentam menor proporção de utilização da internet. Neste caso temos: São Paulo e Distrito Federal apresentam a maior proporção de pessoas com acesso à internet; Piauí e Maranhão, a menor.

Para que a inclusão digital seja efetiva alguns fatores são necessários como podemos observar nos gráficos da página 23 do Caderno do Aluno. Os gráficos nos mostram que a utilização da internet é maior entre os mais jovens e que a população ativa com mais de 50 anos é a que menos utiliza a rede. Também que a utilização da internet é maior nos grupos que estudaram mais. Dessa forma, a exclusão digital tende a ser maior entre os mais velhos e os que estudaram menos.

Baseando-se no texto da página 26, qual seria a melhor definição para a palavra “rede”?

No texto, a palavra “rede” refere-se às múltiplas formas de interação entre indivíduos e comunidades, seja para lazer, trabalho ou projetos de mobilização social.

È certo quer a internet tem trazido diversas facilidades para as pessoas, como por exemplo um volume muito grande de informações, e também é por meio da internet que as pessoas podem se associar das mais diferentes formas e com os mais diferentes objetivos, como a produção e a troca de conhecimentos.

São comuns alguns questionamentos sobre se tais facilidades poderão gerar um mundo melhor e de que forma. Claro que essas facilidades podem permitir uma maior proximidade entre as pessoas, que ganham uma nova forma de satisfazer suas necessidades econômicas e afetivas. Alguns problemas também são gerados como o caso dos crimes virtuais.

A internet é um mundo praticamente livre, até recentemente muito pouco ou quase nada era fiscalizado, mas está mudando, pois, liberdade também significa responsabilidade. A internet pode ser usada de maneira não responsável? Pode, pois o homem em qualquer sociedade tem o lado da lei e o do lado contrário a internet não é exceção.

Na internet como em qualquer setor ou extrato da sociedade o indivíduo precisa ser incluído para ter o acesso desejado e esta expressão “exclusão digital” é usada para classificar a situação de pessoas que, no mundo contemporâneo, caracterizado pelo meio técnico-científico-informacional, vivem sem acesso às tecnologias digitais e não podem usufruir delas.

Encceja 2002 – O Rio de Janeiro implantou um projeto de modernização e ampliação da rede de internet no Estado com o Programa Infovia. RJ, que vai implantar a infraestrutura de tecnologia necessária para tornar possível uma efetiva política de inclusão digital no Estado do Rio de Janeiro. Em um primeiro momento, o Infovia. RJ vai possibilitar a interconexão de comunidades carentes, via redes sem fio e com acesso à internet em banda larga. Considerando o texto e o fato de que vivemos na chamada sociedade de informação, assinale a opção correta.

  1. a) -No Brasil, há iniciativas para inserir a população na era da comunicação, superando a exclusão digital.
  1. b) -A iniciativa do Programa Infovia. RJ limita-se a atender segmentos que já têm acesso à tecnologia da internet.

c)-A inclusão digital mantém a desigualdade existente nas condições de inserção no mercado de trabalho.

d)-O desenvolvimento tecnológico acentua as diferenças sociais, ampliando a distância entre ricos e pobres.

Trata-se de uma questão relativamente simples de interpretação de texto, mas que ilumina a importância das políticas públicas voltadas para a “alfabetização digital” das comunidades carentes.

Como na alfabetização formar do indivíduo, no mundo digital também é necessária a alfabetização digital que diz respeito à aquisição de habilidades básicas para o uso de tecnologias, tais como computadores e internet. Ela é um instrumento de combate à

exclusão social, já que democratiza o acesso às ferramentas básicas da sociedade de informação.

Com base nessa ideia, é possível afirmar que:

  1. a) -Os computadores e a internet figuram entre as ferramentas da sociedade de informação.
  1. b) -A exclusão social é produzida pelo uso das diversas tecnologias de informação.

c)-A alfabetização digital leva à desigualdade de acesso aos computadores e à internet.

d)-O conjunto da população brasileira possui as habilidades necessárias para o uso da internet.

Por meio dessa questão, procuramos operacionalizar o par conceitual exclusão/inclusão digital, intensamente utilizado no Caderno.

Fontes:

Caderno do Aluno 1º Semestre

Caderno do professor 1º Semestre

 

Professor:  Luiz Maximo calegari