Luiz M. Calegari

Cada Click é um Mundo

Get Adobe Flash player

ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO  -  Aprendizagem 4

O sistema de globalização tem como objetivo integrar regiões, sistemas de transportes, comunicações etc...

Vamos ler os dois textos abaixo e criar um texto após reflexão:

Situação 1 – Suponha que sua família sobreviva do trabalho na terra, em um país muito pobre, e que obtenha sua renda vendendo alimentos no mercado da cidade mais próxima. Suponha também que esse país receba uma grande quantidade de alimentos doados por um país rico, e que esse alimento seja distribuído entre as famílias que vivem na cidade. O que vai acontecer com sua família? Vai ficar mais fácil ou mais difícil comercializar o produto do seu trabalho no mercado? Quais consequências isso pode ter?

Situação 2 – Suponha agora que sua família seja proprietária de uma pequena fábrica de roupas, também em um país muito pobre. Suponha também que esse país receba uma grande quantidade de roupas doadas por pessoas que vivem em um país rico. O que vai acontecer com sua família? Vai ficar mais fácil ou mais difícil comercializar o produto do seu trabalho no mercado? Quais consequências isso pode ter?

Ao contrario do que muitos pensam, devemos deixar claro que nem sempre a “ajuda internacional” contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Seria bem interessante se fossem apresentadas alternativas de ajuda mais eficazes, como o compartilhamento de tecnologias agrícolas e industriais que pudessem de fato incrementar o sistema produtivo dos países mais pobres do planeta. Evidentemente que atitudes solidárias são fundamentais, mas que é necessário haver um estudo criterioso para que essas ações apresentem resultados efetivos de inclusão social. É comum mesmo dentro do próprio país o governo partir para pequenas ajudas como bolsa escola, bolsa família visando minimizar problemas sociais. Isso ajuda num primeiro momento, mas é preciso gerar emprego, uma educação de qualidade que possa qualificar o indivíduo e ele seja independente na busca do seu sustento e de sua família.

Nos quatro parágrafos abixo temos algumas situações que devem ser analisadas:

  1. A maior parte da ajuda financeira que os países pobres da África recebem provém dos países ricos da Europa. No entanto, a ideia bastante difundida de que a Europa está ajudando o desenvolvimento da África não corresponde à realidade.
  1. Somente alguns países europeus, principalmente os nórdicos, atendem aos objetivos fixados pela ONU, que estipulam que 1% da renda dos países ricos deve ser destinada à ajuda aos países pobres.
  1. Mesmo quando existe, a ajuda é, na maior parte das vezes, interesseira. O país “doador” obriga os países que recebem os benefícios a gastar parte da ajuda adquirindo seus próprios bens e serviços, ampliando o acesso de seus produtos aos mercados africanos.
  1. Muitas vezes, a ajuda é complementada com empréstimos, sobre os quais são cobradas taxas de juros mais baixas do que as vigentes no mercado financeiro. Mesmo assim, em muitos países africanos os juros sobre as dívidas já contraídas são maiores do que a soma da ajuda e dos novos empréstimos concedidos. Quando isso ocorre, o país “beneficiário” transfere ao país “doador” uma quantia maior do que recebeu, tornando-se cada vez mais pobre.

Fonte: LEMARCHAND, Philippe (Dir.). L’Afrique et l’Europe: atlas du XXe siècle. Paris: Editions Complexe, 1994. p. 83.

De acordo com o texto, a Europa não está efetivamente ajudando a África em seu caminho para o desenvolvimento, pois a maior parte dos países europeus não respeita as metas estabelecidas pela ONU no que diz respeito à ajuda internacional. Além disso, muitas vezes os países doadores atrelam a ajuda aos seus interesses comerciais e financeiros. Assim, os juros sobre as dívidas que os países africanos são obrigados a pagar costumam ser ainda maiores do que a ajuda internacional.Explique o significado das expressões relacionadas a seguir.

Se necessário, faça uma pesquisa sobre elas nos materiais didáticos.

 1 - Globalização

 Globalização é um processo de integração política, econômica e cultural mundial, marcado pelos avanços nos meios de transporte e comunicação.

2 - Ajuda financeira internacional

Ajuda financeira internacional é um empréstimo ou doações feitas por bancos ou organismos internacionais, ou até mesmo países, a outras instituições externas ou governos. Geralmente, a ajuda financeira internacional ocorre quando um país ou organização está em crise, no caso de um empréstimo, em geral, com cobranças de juros como pagamento.

3 - Mercado financeiro

O mercado financeiro é uma estrutura de transações de compra e venda de valores mobiliários, como ações e obrigações, moedas nacionais, mercadorias, a exemplo dos commodities, e outros bens e títulos

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-globalizacao.htm

https://www.significados.com.br/ajuda-financeira-internacional/

https://www.dicionariofinanceiro.com/mercado-financeiro/

Professor:

Luiz Maximo Calegari

Login