Luiz M. Calegari

Cada Click é um Mundo

Get Adobe Flash player

 

 

Atmosfera é uma das esferas que compõe a Biosfera, onde surge, mantém e se desenvolve a vida. A Atmosfera é uma camada que envolve um corpo celeste, pode ser propicia a vida ou não, dependerá dos gases que é formada. No nosso   caso, a Terra, a Atmosfera ajuda no surgimento e desenvolvimento da vida. A Atmosfera terrestre funciona como uma bolha, e dentro ela retém o calor necessário para que as águas não congeles e o oxigênio liberado pelas plantas que é essencial para a vida de todos os seres consumidores de oxigênio, como nós, seres humanos, além de funcionar como um filtro contra os raios solares prejudiciais aos seres vivos, como os ultravioletas. Os gases que compõem a atmosfera só estão aí devido a força de gravidade do planeta combinado com o calor e a distância do sol.

A Atmosfera da Terra está intimamente ligada as formações geológicas, assim como a água, há uma grande interatividade entre as três esferas que compõem a biosfera, são entrelaçadas. O estudo de qualquer uma dessas esferas nos leva entender a dinâmica do outro, como pode ter surgido e seu comportamento ao longo dos milênios.
Quando falamos em meio ambiente estamos nos referindo na interação entre a Litosfera, Hidrosfera e Atmosfera. Nossa atmosfera é agredida continuamente pela emissão de gases poluentes e isto gera desequilíbrio em escala local e regional e as vezes com reflexos bem distantes. Há o temor que a emissão descontrolada de gases como ainda é feito possa desencadear um efeito estufa de escala mundial, que aumentaria os oceanos devido o degelo, desertificação de outros e inundações em vário locais do planeta.
A Atmosfera terrestre além de poder se tornar um forno, ela recebe gases que destroem sua camada de ozônio, responsável por filtrar os raios ultravioletas do sol protegendo os seres vivos. A camada de Ozônio e a atmosfera como um todo é que protege a terra dos raios solares, deixando passar somente o essencial para a vida, se os raios solares chegassem na superfície em sua totalidade o planeta seria esterilizado.
http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/043V/Forte_Tempestade_Com_

Raios_E_Trovoadas_Formando_Um_Imenso_Tornado

CALEGARI, Luiz MaximoLicenciado em Geografia pela FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis – SP – Pós Graduado em Docência do Ensino Superior pelo IEC – Instituto Educacional Carapicuíba

 

Read more: http://webnamoro.blogspot.com/2012/07/a-atmosfera.html#ixzz4FEXELN7i

 

 

A Importância da Escola e o Jovem na Sociedade

A escola é fundamental para o aprendizado, base da nossa sociedade, da vida do jovem, tanto profissional como social. É uma instituição das mais importantes, porque é através dela um dos principais locais que a gente amplia os conhecimentos, é o lugar de formação, e deve ser disponibilizada para todos, sem exceção.

A educação formal ou acadêmica é função da escola e seria uma continuação da educação familiar. Os pais e a escola, nos dias atuais, devem educar juntos para um bem maior, para construção da identidade pessoal e da cidadania individual e coletiva. A criação de um verdadeiro cidadão, construtor de um futuro melhor para as próximas gerações, depende dessa aliança, pois a família é a base da sociedade, e a escola podemos dizer que é uma continuação desta importante instituição.

A escola é a principal meta de qualquer pessoa consciente e com sede de saber, de conhecer e de aprender neste mundo globalizado em que vivemos, porque o mercado de trabalho sempre esta cobrando pessoas mais qualificadas, tornando-se atualmente um setor seletivo, excludente e alienante. Esse é o principal motivo, e também por que o mundo em que vivemos já não aceita mais analfabetos nas ruas, no trabalho, na vida social e esse também é outro grande motivo pelo qual se deve dar importância à escola, não se tornando um excluído das novas tecnologias e do volume de conhecimentos gerados a cada dia.

A escola tem grande importância, pois podemos afirmar que a educação é o principal berço ao respeito, às regras de cidadania, a construção da identidade.

O aprendizado sempre fez parte de nossas vidas e, é essencial para a formação do ser humano, é por essa razão que só se pode falar bem da escola, sendo ela uma das principais fontes da assimilação do conhecimento e da diversidade cultural. É na escola que se aprendemos as letras (códigos) à alfabetização, a matemática, mais sobre o ser humano e mais sobre a história do mundo e de nosso país. A escola é muito importante em nossa sociedade porque por mais restritiva que ela seja, ainda assim, é um dos caminhos que tira os jovens das ruas, do crime e de outras situações de risco, que muitas vezes passa a fazer parte da vida das pessoas por falta de uma simples oportunidade de estudo. A escola hoje está acessível às pessoas que antes não podiam estudar, sendo assim ficou bem mais fácil obter informações e estudo. Embora a nossa sociedade esteja em desvantagem, comparada com outros países em questão de educação, ainda assim podemos dizer que houve uma grande melhoria nela com o passar dos tempos.

No Brasil muito se fala  que a educação precisa melhorar, isto é verdade e o esforço deve ser coletivo entre Família, Sociedade e o Estado e os nossos jovens, tão carentes de empregos e de novas oportunidades, precisam participar ativamente. O nosso adolescente tem que estar ciente que somente através da educação que lhes é oferecida e a sua participação efetiva nas aulas, as oportunidades surgirão.

Assim, podemos afirmar que a escola tem a sua real importância na sociedade porque é um meio de educar e de fazer com que quem estuda tenha outros objetivos e mais oportunidades de alcançá-los em sua vida, e que tende a formar uma sociedade mais digna e de condições de vida melhor, afinal, tudo começa pela educação.

O mundo e consequentemente o Brasil, está cada vez mais se desenvolvendo e de forma acelerada, todo dia surgem novos produtos, novas técnicas, novas tecnologias, todo dia é gerado novos conhecimentos, assim é que convidamos todos os jovens brasileiros a frequentar a escola, se interessar pelas aulas e valorizar o trabalho do Professor.

Professores:

Calegari, Luiz MaximoLicenciado em Geografia pela FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis – SP – Pós Graduado em Docência do Ensino Superior.

Pedroso, Francisco CarlosProfessor de Geografia e História formado pela UNIMES –Universidade Metropolitana de Santos e Pós Graduado pela USP.

Login

Visitantes OnLine

Temos 12 visitantes e 0 membros em linha