Luiz M. Calegari

Cada Click é um Mundo

Get Adobe Flash player

faroeste  -  Caminho para Santa Fé - 1940

Sinopse: logo abaixo do video


A Estrada de Santa Fé (Santa Fe Trail, no original) é um filme norte-americano de 1940, do gênero faroeste, dirigido por Michael Curtiz.
Apesar de não ter sido indicado para nenhum prêmio Oscar, o filme é descrito pela crítica como um "magnífico retrato de uma época emocionante."
O filme não tem pretensões ao realismo: em primeiro lugar, não é sobre a estrada de Santa Fé, que existiu e foi importante antes da implantação das estradas de ferro; em segundo lugar, faz uma apresentação romanceada e historicamente inexata da vida de J. E. B. Stuart, um soldado que realmente existiu, mais conhecido por Jeb Stuart, que chegou a general dos Confederados, durante a Guerra Civil Americana.
O filme mostra a questão da validade ou não de se usar o terrorismo para promover uma causa tida como boa para os yankees (os nortistas): a abolição da escravatura. Durante todo o filme, os oficiais do exército norte-americano se mantêm neutros na disputa política entre sulistas e nortistas. O filme termina com uma mensagem de esperança, que as disputas políticas não dividissem a nação.

Sinopse:
O filme segue, de forma livre, a vida de J. E. B. Stuart, antes que irrompesse a guerra civil dos EUA. Também fala do seu romance com uma fictícia Kit Carson Hollyday, da sua amizade com George Armstrong Custer, o famoso General Custer, e de batalhas contra o abolicionista John Brown.

Login