Leitura e Análise de Imagens
Com o auxílio de tecnologias espaciais, como foguetes e satélites, podemos observar aspectos da paisagem do conjunto do planeta. Veja um exemplo, que resulta da montagem de diversas tomadas noturnas parciais da Terra. Nele, o amarelo destaca as grandes concentrações urbanas, o vermelho representa os poços de petróleo e de gás natural e o rosa indica áreas com muitas ocorrências de queimadas.
Para responder às questões a seguir, você vai precisar também de um planisfério político, que pode ser encontrado em um atlas geográfico escolar.
1.-Em quais áreas do globo há maior concentração de cidades? Por que isso ocorre?
2.-Em quais áreas do globo há menor concentração de cidades? Por que isso ocorre?
3.-Localize o Japão na imagem de satélite. Em sua opinião, o que a imagem revela sobre esse país?
4.-Onde se localiza a maior parte dos poços de extração de petróleo e gás natural? Procure explicar para que servem esses recursos.
5.-Onde se localiza a maior parte das áreas de queimada? Com o auxílio de um atlas geográfico escolar, identifique a cobertura vegetal dominante nessas áreas.
Leitura e Análise de Imagem
Agora, vamos analisar a imagem noturna do Brasil, também obtida por meio de tomadas parciais realizadas pelos satélites. Desta vez, para responder às questões, você vai precisar de um mapa político do Brasil e um mapa das regiões brasileiras, ambos disponíveis no atlas geográfico escolar. Lembre-se de que, também neste caso, o amarelo destaca as grandes concentrações urbanas.
Responda:
1.-Em qual região do Brasil existe maior concentração de cidades? Você saberia explicar por que isso ocorre?
2.-O que a imagem noturna do Brasil revela sobre o Estado de São Paulo?
3.-Qual região do Brasil registra um número menor de grandes concentrações urbanas? Procure explicar por que isso ocorre.
4.-Onde se localizam as maiores aglomerações urbanas da região Nordeste?
Fontes Bibliográficas:
Caderno do Aluno 1° Semestre
Caderno do Professor 1° Semestre
Postagem de:
Professor Luiz Maximo Calegari
Licenciado em Geografia