Luiz M. Calegari

Cada click é um Mundo

Get Adobe Flash player

 

- Por que paisagens urbanas são diferentes?

Espera-se que os alunos lembrem, por exemplo, das diferenças entre as paisagens das grandes e pequenas cidades. A presença de edifícios e complexos sistemas viários pode ser um marcador dessa diferença. Para explicá-la, é preciso atentar para o fato de que, enquanto algumas cidades abrigam um número relativamente pequeno de habitantes, outras concentram milhões de pessoas.

- Por que paisagens rurais são diferentes?

As paisagens rurais também são bastante diferentes entre si. Sugerimos que o professor oriente os alunos a observar essas diferenças apresentando imagens de paisagens agrícolas modernizadas (tais como os campos de soja no Mato Grosso) e paisagens agrícolas tradicionais (tais como pequenas roças familiares). Como sabemos, rural e agrícola são fenômenos distintos: nem todas as atividades rurais são agrícolas. Entretanto, podemos estabelecer as diferenças entre as paisagens rurais com base em exemplos agrícolas, quando elas se tornam mais evidentes, sem incorrer em erro conceitual.

No primeiro filme, o professor deve destacar:

- os materiais de construção utilizados;

- o significado do nomadismo;

- o sistema de abastecimento de água;

- as principais atividades econômicas.

No segundo filme, o professor deve destacar:

- os materiais de construção utilizados;

- as atividades econômicas e a destinação

dos produtos;

- o cotidiano das crianças.

Para continuar estudando as diferentes paisagens da Terra e suas transformações, você pode assistir a dois vídeos que compõem uma série da TV Escola chamada Paisagens do Mundo.

O primeiro, que destaca algumas paisagens do deserto do Saara, chama-se Tinfou, de frente para o deserto – um oásis no Saara. O segundo, intitulado Sounbel, no coração da savana, passa-se nasavana africana. Antes, você deve localizar o deserto do Saara e a savana em um mapa do continenteafricano, disponível no atlas geográfico escolar.

Sobre cada um desses filmes, você deve produzir um pequeno texto descrevendo o tipo de paisagem que eles mostram e o modo de vida das pessoas que neles aparecem.

Tinfou: https://www.youtube.com/watch?t=54&v=09qPOkD-W2k

Sounbel: https://www.youtube.com/watch?v=i5wBVNwQT-c

 

*Filme 1 – Resumo

Tinfou: de frente para o deserto, um oásis no Saara: Uma cadeia de montanhas, um oásis e um vilarejo contrastam com a imagem árida do Saara. As atividades econômicas locais e a preocupação em conter o avanço das dunas de areia.

Os ancestrais daquela população eram nômades, mas agora, com as atividades agrícolas ali desenvolvidas não dá para andarem de um lado para outro com os camelos.

As Tamareiras foram plantadas, também para conter o avanço da areia do deserto, é um trabalho constante para não deixarem a areia tomar conta da aldeia, mesmo assim, as vezes esse trabalho fica maior, pois as tempestades de areia são freqüentes, e elas costuma mudar de lugar, dunas inteiras.

 

*Filme 2 – Resumo

– Sounbel: no coração da savana: ( Senegal – África ). A descrição da paisagem africana revela atividades agropecuárias da região, onde os agricultores tentam contornar o problema da seca. Aqui a agricultura é familiar, destinada à população e aos animais que vivem na aldeia, os de estimação, os de trabalho e aqueles usados também na alimentação. A chuva é escassa, em alguns anos diminui para menos da metade e assim as plantações, os animais e a população sofre. Sounbel tem uma dezena de choupanas e 33 habitantes, eles não tem nenhum tipo de máquina, ali tudo é feito a mão, para amassar o milho, utilizam o pilão, geralmente em duas pessoas socando de forma alternada, além da força física tem a poeira que desprende dos grãos. O milho é o princiap alimento plantado, as vezes compram pães para comer, mas isso não é uma constante.

Observamos até agora que que os diversos biomas terrestres são apropriados de formas diferentes pelas sociedades humanas, principalmente no caso das comunidades tradicionais.

 

Pesquisa em Grupo

A diversidade de paisagens existentes na superfície da Terra pode ser ilustrada por meio de fotografias e imagens recortadas de jornais e revistas.

Com o auxílio do professor, cada grupo poderá escolher uma entre as seguintes regiões do globo como objeto de pesquisa.

*América do Sul e   Central *Europa *Ásia
*América do Norte *África *Oceania

Todos os integrantes do grupo deverão pesquisar imagens urbanas e rurais das regiões selecionadas.

Feito isso, montem um painel de cartolina com as imagens obtidas. No caso das imagens urbanas, identifiquem a cidade e o país. No caso das imagens rurais, o tipo de vegetação ou o produto cultivado e o país ao qual a área pesquisada pertence. Quando finalizados, todos os painéis devem ser expostos para o conjunto da classe.

Desafio!

Observando os painéis montados pela sua turma, elabore um texto sobre a diversidade das paisagens existentes no mundo. Em seu texto, procure dar exemplos de como essa diversidade pode ser resultante tanto de elementos da natureza quanto de elementos sociais.

Você aprendeu?

1.-Qual das afirmativas a seguir é verdadeira?

a)-Os elementos que compõem as paisagens são fixos, isto é, nunca são transformados.

b)-Os objetos construídos pelo homem fazem parte das paisagens.

c)-Todos os elementos de uma paisagem se transformam com a mesma velocidade.

Aqui devemos considerar que as paisagens são formadas por objetos naturais e por objetos construídos pelos homens; que seus elementos são dinâmicos, mas não se transformam com a mesma velocidade. Na maior parte dos casos, os objetos construídos pelos homens se transformam mais rapidamente que os objetos naturais.

2.-Sobre a intervenção humana na superfície da Terra, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

a)-Elimina completamente os objetos naturais. ( )

b)-Transforma intensamente as paisagens. ( )

c)-Torna as paisagens mais humanizadas. ( )

A intervenção das sociedades transforma as paisagens, humanizando- as. Entretanto, mesmo em uma área intensamente modificada (como as metrópoles, por exemplo), os objetos naturais permanecem como parte das paisagens.

O que eu aprendi:

Eu aprendi que os elementos que compõem a paisagem não   são fixos e nem imutáveis, pois com a intervenção do homem e da natureza eles   são alterados, modificados ao longo dos anos ou milênios.

Que os elementos construídos pelo homem fazem parte da   paisagem, dizemos que a paisagem se tornou humanizada, que é uma paisagem com   elementos sociais.

Aprendi também que os elementos da paisagem não se   transformam com a mesma velocidade, nem os naturais e nem os sociais, cada um   tem o seu tempo que é determinado pela natureza ou pela força dos homens.

Quando o homem constrói um elemento social, mesmo   transformando o elemento natural, ainda assim, os elementos naturais não são   totalmente transformados e ficam também fazendo parte da paisagem.

Que o home transforma a paisagem, mas não totalmente, o   homem deixa a paisagem humanizada em virtude dos elementos por ele   construídos ou transformados.

Bibliografia

Caderno do Aluno 1° Semestre

Caderno do professor 1° Semestre

https://pixabay.com/pt/%C3%A1frica-savana-parque-nacional-944465/

https://pixabay.com/pt/o%C3%A1sis-l%C3%ADbia-deserto-palmeiras-67549/

Postado por

Luiz Maximo Calegari

Professor Licenciado em Geografia pela Fundação Educacional de Fernandópolis

Login

Visitantes