Luiz M. Calegari

Cada click é um Mundo

Get Adobe Flash player

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6   -   6° Ano

 

ORIENTAÇÃO RELATIVA: A ROSA DOS VENTOS

 

Para começo de conversa

Agora vamos estudar os movimentos de rotação e translação da Terra.

1.-Muitos povos e civilizações antigos acreditavam que a Terra era o centro do universo e que o Sol girava em torno dela. De onde eles tiravam essa crença? Você também já teve essa impressão observando o movimento do Sol na abóbada celeste?

De fato, a impressão que temos, em função das grandezas e da velocidade dos movimentos terrestres, é que realmente a Terra está parada, de que ela é estática. Por isso, o arco que vemos do Sol – primeiro a leste, depois sobre nossas cabeças e então desaparecendo a oeste – nos dá a impressão de que ele se movimenta ao redor da Terra, mas na verdade é o contrário.

2.-A partir do movimento aparente do Sol é possível saber para qual rumo (norte, sul, leste ou oeste) está voltada a janela da sua sala de aula? Como fazemos para determinar isso?

O movimento aparente do Sol é uma referência que permite identificarmos os pontos cardeais. Se a janela do lado direito da classe, na posição do aluno, estiver voltada para onde nasce o Sol, esse lado será o leste; o lado contrário, o oeste; à frente, o norte; e atrás, o sul.

3.-Cite três cidades que ficam ao norte da que você mora e outras três cidades situadas ao sul. Se precisar, consulte um atlas geográfico escolar ou um mapa político do Estado de São Paulo.

Para quem mora em São Paulo:

Norte: Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã

Sul: São Caetano do Sul, Diadema, São Bernardo do Campo

A resposta deve estar vinculada à localidade da escola. É preferível que haja referência às cidades próximas e não há problema de os alunos consultarem mapas. O objetivo é familiarizar os alunos com o conceito dos pontos cardeais.

 

 

Leitura e Análise de Imagem

1.-Observe a figura a seguir. Ela mostra à direita o ponto onde o Sol aparece pela manhã e depois a traje tória que percorre: meio-dia está no topo e, ao anoitecer, desaparece, à esquerda.

a)-Você já percebeu essa troca de posição?

Provavelmente o aluno responderá que sim, ao ser questionado deverá responder que a cada hora do dia o sol está em uma posição diferente até que ao anoitecer desaparece no horizonte.

b)-Indique, no seu bairro, o lado em que o Sol nasce e o lado em que ele desaparece?

Aqui vai depender muito do bairro, dos pontos de referência que possam ser estabelecidos. Na dificuldade fazer uma ilustração na lousa.

É interessante que você estimule essa observação e que os alunos, ao notarem onde o Sol nasce e onde desaparece, indiquem uma referência que possa ser reconhecida por todos. Por exemplo: o Sol nasce do lado direito da escola, na direção do morro tal; o Sol desaparece do lado esquerdo da escola, na direção do rio tal. Isso vai permitir verificar se todos da classe estão percebendo da mesma maneira.

c)-Você acha que o Sol está de fato girando em torno da Terra? Justifique.

É um movimento aparente e, para ser compreendido, é preciso que os alunos percebam as mudanças de posição do Sol ao longo do dia. A discussão sobre o que provoca essa impressão e o movimento feito pela Terra pode ser feita em seguida.

2.-Agora observe outra figura:

a)-Que movimento está representado nesta figura? Identifique-o.

Trata-se do movimento de translação da Terra em torno do Sol.

b)-Observe a figura e descreva o movimento nela representado.

No movimento de translação, a Terra percorre uma órbita em torno do Sol no sentido anti-horário e com um eixo inclinado. Por conta disso, os raios solares não incidem igualmente ao longo do ano nos Hemisférios Norte e Sul, provocando as estações do ano. Em determinado momento, o Hemisfério Sul está mais exposto aos raios solares e, em outro, é o oposto que ocorre.

c) -Que relação esse movimento tem com a sucessão das estações do ano?

Essas diversas posições da Terra em relação ao Sol no decorrer do ano explicam as diferentes intensidades da chegada de energia calorífera nos dois hemisférios latitudinais da Terra (o Sul e o Norte). A distribuição diferenciada dessa energia implicará o que chamamos estações do ano.

3.-Observe a imagem a seguir:

Movimento de rotação. Fonte: Elaborado por Regina Araujo especialmente para o São Paulo faz escola. Fonte: Observatório Nacional.

Calendário e suas curiosidades. Rio de Janeiro: ON-MCT, 2009. Ilustração sem escala.

a)-Essa imagem representa um movimento da Terra. Qual é esse movimento?

Trata-se do movimento da Terra em torno de seu próprio eixo, conhecido como movimento de rotação.

b)-Note que na figura estão representados a noite e o dia. Existe alguma relação entre esse movimento da Terra e a impressão de que o Sol está mudando de posição durante o dia?

Sem dúvida há uma relação direta. Durante o período de 24 horas (23h56) que dura o movimento de rotação, parte da Terra fica exposta ao Sol (dia), enquanto a parte oposta do planeta não é iluminada por ele (noite).

c)-Além da representação de um movimento da Terra, do dia e da noite, o que mais está representado na figura?

Os Polos Sul e Norte e as posições leste e oeste.

LIÇÃO DE CASA

Imagine uma criança que viveu em tempos quando se pensava que o Sol girava em torno da

Terra. Em seu caderno, escreva uma carta para ela tentando convencê-la de que o movimento do Sol é apenas aparente. A carta pode conter ilustrações.

Leitura e Analise de Imagem

Observe as duas imagens a seguir. A imagem da esquerda está representando os pontos cardeais e a da direita, os pontos cardeais e colaterais.

1.-Observe a figura da direita.

a)-Qual é o nome dessa representação?

Rosa dos ventos.

b)-Preencha o quadro a seguir, anotando os pontos colaterais ou intermediários nos locais corretos:

Entre o norte (N) e o leste (L) Nordeste (NE)
Entre o sul (S) e o oeste (O) Sudoeste (SO)
Entre o norte (N) e o oeste (O) Noroeste (NO)
Entre o sul (S) e o leste (L) Sudeste (SE)

2.-O menino da primeira figura está com o braço direito indicando a posição em que o Sol aparece pela manhã. Esse ponto é o leste. Observe a figura e descreva como se pode descobrir o oeste a partir do movimento aparente do Sol.

Com o braço direito estendido em direção à nascente do Sol chega-se ao leste, logo, o braço esquerdo indica o oeste.

3.-Considerando a posição do menino na primeira figura, para que direção ele está olhando? Qual a direção oposta a essa?

Com o braço esquerdo voltado para o oeste e o direito para o leste, o menino tem à sua frente o norte e, atrás, o sul.

4.-Qual é o nome do aparelho que marca os pontos cardeais e colaterais?

Bússola.

ROTEIRO DE EXPERIMENTAÇÃO

Com o auxílio de seu professor, você vai construir uma bússola. Trata-se de um aparelho inventado pelos chineses, com uma agulha que aponta para o norte, possibilitando, assim, encontrar os outros pontos cardeais (sul, leste e oeste) e também os colaterais.

LIÇÃO DE CASA

Faça aqui um desenho da sua casa, colocando todos os cômodos que ela tiver. Coloque a bússola no centro da casa e vá marcando no seu desenho os pontos norte, sul, leste e oeste.

Você aprendeu?

1.-A expressão “movimento aparente do Sol” refere-se:

a)-ao giro do Sol em torno da Terra.

b)-ao “nascer” do Sol.

c)-ao “pôr” do Sol.

d)-aos movimentos que a Terra realiza ao redor do Sol.

e)-às trocas de posição do Sol na abóbada celeste.

2.-Explique os movimentos de rotação e de translação da Terra.

A rotação é o movimento da Terra em torno de seu próprio eixo, responsável pelos dias e pelas noites. Cada volta leva 23h56 para ser concluída. Esse movimento é comum a todos os planetas, que giram em velocidades distintas, mas têm forma arredondada por conta desse fenômeno. A translação consiste no movimento da Terra em torno do Sol e tem duração de 365 dias e 6 horas.

O QUE EU APRENDI

Login

Visitantes