Os Satélites: Aprendizagem 3 - 6º Ano
Satélites são objetos, naturais ou artificiais, que circulam na órbita de um planeta. A Lua, por exemplo, é um satélite natural da Terra. Os satélites artificiais são objetos construídos pelo homem, que foram colocados na órbita do planeta Terra.
Nós sabemos que os satélites podem mapear vastas regiões e com isso verificar o que há e o que ocorre nessas regiões.
No Hemisfério Norte, em especial os Estados Unidos, a Europa e o Japão, apresenta a maior concentração de cidades, e isso se deve ao fato de serem estas as áreas mais industrializadas e urbanizadas do mundo, nas quais o fenômeno urbano se dispersa por todo o território.
Podemos também, através dos satélites saber onde há poucas cidades e até regiões desérticas e sem nenhuma habitação como na África, na América do Sul e na Oceania, as grandes concentrações urbanas são mais raras e dispersas. No caso da África e da América do Sul, trata-se de continentes onde predominam países de fraca industrialização, nos quais a população urbana se concentra em um número reduzido de cidades. Tanto na Oceania como nas altas latitudes, a ausência de grandes concentrações urbanas pode também ser explicada por fatores de ordem natural, como a presença de desertos e o frio extremo como na Ásia.
As imagens da apostila revelam que o fenômeno urbano é fortemente disseminado no território do Japão e, isso se deve ao fator econômico que levou o país ser fortemente industrializado.
Algumas regiões da Terra concentram um grande número de poços de petróleo, e a maior parte dos poços de extração de petróleo e gás natural se localiza no Oriente Médio, no Norte da África, no noroeste da América do Sul (principalmente Colômbia, Equador e Venezuela) e na Rússia. Esses recursos são usados para a geração de energia, e, por isso, considerados estratégicos.
As imagens mostram que a maior parte das áreas de queimada se localiza nas bordas da Amazônia e no centro da África, áreas recobertas pelas florestas equatoriais.
O Brasil também possui áreas muito urbanizadas, poderemos observar que a maior concentração de cidades ocorre no Sudeste, uma vez que esta é a região mais urbanizada e que concentra a maior parte da produção industrial do país.
Sabemos que a Região Sudeste a mais urbanizadas, mas, a existência de grandes concentrações urbanas desta região ocorrem no Estado de São Paulo.
De todas regiões brasileiras a região Norte registra um número menor de grandes concentrações urbanas, pois ainda é em grande parte dominada pela vegetação natural, ou seja, a Floresta Amazônica. Ainda que existam grandes cidades, tais como Belém e Manaus, predominam na região as atividades agropecuárias que utilizam pouca mão de obra.
E no litoral Nordestino, que é onde se localizam quase todas as capitais, com exceção de Teresina, no Piauí, esta área é a mais urbanizada daquela Região.
Fontes:
Caderno do Aluno Volume 1
Caderno do Professor Volume 1