Luiz M. Calegari

Cada Click é um Mundo

Get Adobe Flash player

6º Ano - Geografia

 

2º Semestre

 

Situação de Aprendizagem 1

 

 

OS SISTEMAS NATURAIS

 

1.-Imagine que você está em uma nave espacial observando a Terra tal como ela aparece na imagem de satélite a seguir. Como você descreveria o nosso planeta?

 

O Planeta Terra tem o formato de uma bola e analisando a imagem podemos identificar as massas continentais, os oceanos e as nuvens. Envolvendo tudo isso temos a atmosfera terrestre que em conjunto com a parte sólida que é a litosfera e a líquida, todas as águas propicia o surgimento, manutenção e evolução da vida.

2.- Que elementos identificados na descrição do planeta estão presentes em seu cotidiano?

Morros, Montanhas, Planícies, Rios, Lagos e Oceanos, temos também as Nuvens, os ventos e a chuva, os animais, as pessoas e a vegetação, as cidades e tudo o que o homem constrói

  Leitura e Análise de Imagem

No diagrama “As esferas terrestres” estão representadas a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera. Pinte a parte do diagrama que corresponde à biosfera (esfera da vida). Justifique sua resposta.

A Hidrosfera são todas as águas que formam os oceanos, rios, lagos as águas que estão na atmosfera em forma de gás formando as nuvens. A Litosfera é a parte sólida da Terra, todas as rochas e terra que existem. A Atmosfera é formada por  todos os gazes que envolvem a Terra. Entre essas três esferas tem uma interação constante e é através dela que é possível a vida existir no Planeta Terra. O homem, por exemplo, é totalmente dependente da atmosfera e da água para existir.

1. Que relações você acha que existem entre esse esquema gráfico de esferas e o que aparece na imagem de satélite do planeta Terra

(Figura 1)?

A Hidrosfera com os Oceanos, A Litosfera e as massas continentais, a Atmosfera com a cobertura de nuvens.

 

2. Pinte a parte do diagrama que corresponde à biosfera (esfera da vida). Por que você fez essa escolha?

Porque a biosfera se desenvolve na intersecção entre as três esferas. A interação entre as três eferas propicia as condições ideais para o surgimento e manutenção da vida. A vida está presente nos continentes, oceanos e na camada inferior da atmosfera.

 

ROTEIRO DE EXPERIMENTAÇÃO

Seu professor vai organizar um experimento.


Você deve registrar características tais como composição, consistência e textura dos materiais encontrados em cada um dos postos. Lembre-se que você tem um tempo limitado para analisar os materiais, já que todos os colegas precisam fazer o mesmo. No final, seu grupo deve apresentar um relatório sobre a experiência.

Posto

Introdução

Registro de Observação

1

1 recipiente com álcool e gelo, outro com água e  álcool:
Observe a posição do cubo de gelo nos dois recipientes e procure explicar a diferença entre eles.

Observaremos que a água ao se congelar fica mais leve e flutua no recipiente com água, mas no que contém álcool ele afunda porque o álcool é menos denso que a água

2

1 Recipiente com gesso em estado pastoso:
Use um espeto de madeira, como se fosse uma sonda, para identificar as características do material contido no recipiente.

Vamos  perceber que a medida que o tempo vai  passando o gesso vai solidificando,  portando materiais existentes no planeta também mudam de estado

3

Colocar em um saco plástico preto diversos materiais como pedra britas de diversos tamanhos, areia, terra sólida, placa de plástico,  placa de latão, esferas de aço, pedaço de papel jornal e papelão ondulado.
Introduza sua mão pela abertura e identifique,
pelo tato, as propriedades do material que se
encontra dentro do saco.

Neste experimento constataremos  que em cada um dos materiais tocados haverá diferenças na textura, tamanho, resistência e peso. No Planeta é assim, cada material seja mineral, vegetal ou transformado mecânica ou quimicamente, tem sua característica.

4

Colocar em um saco plástico preto diversos materiais como pedra britas de diversos tamanhos, areia, terra sólida, placa de plástico,  placa de latão, esferas de aço, bolinhas de gude, bolinha de borracha, tira de borracha, giz, pedaço de papel jornal e papelão ondulado, latinha de alumínio, entre outros.
Introduza sua mão pela abertura e identifique,
pelo tato, as propriedades do material que se
encontra dentro do saco.

Aqui vamos identificar tamanho de cada material, se foi triturado, quebrado, se pode ser quebrado ou rompido, o peso, a textura, quantidades, entre outros. Entenderá que no Planeta Terra há uma enorme diversidade de materiais cada um com sua característica.

Relatório final do grupo

Detalhamento do que foi observado

PESQUISA INDIVIDUAL

Elabore uma lista de produtos fabricados a partir de minerais. Para cada um deles, indique as propriedades do mineral utilizado, tais como maleabilidade, flexibilidade, dureza, translucidez, cor ou brilho.

Produtos exemplos

Mineral

utilizado

Propriedades do Mineral

Maleabilidade

Flexibilidade

Dureza

Translucidez

Cor

Brilho

Prego

Ferro

X

X

Encanamentos

Cobre

X

X

X

Janelas

Silica

X

X

Aliança de Ouro

Ouro

X

X

X

X

LIÇÃO DE CASA


Material necessário:


1 pote transparente; água; colher; 1 fio de barbante; 1 lápis; papel toalha; sal de cozinha; 1 clipe.


Procedimentos: 

1. Amarre uma das extremidades do barbante no meio do lápis e fixe na outra extremidade o clipe.
2. Prepare uma solução saturada de sal. Para isso, no pote de vidro com água quente, adicione sal de cozinha pouco a pouco misturando com a colher. Quando começar a acumular sal no fundo do pote, você preparou a solução saturada de sal.


3. Coloque o barbante com o clipe dentro do pote de solução saturada de sal e cubra o recipiente com papel toalha.


4. Observe o barbante imerso com o clipe depois de 12, 24 e 48 horas.

Registre o que observou no decorrer do processo de formação de cristais. Depois, leve para a escola o barbante com os cristais formados. 

 

 

 

Leitura e Análise de Imagem

O Ciclo das Rochas:

As rochas magmáticas (também conhecidas como ígneas) são formadas pela solidificação (cristalização) do magma. Quando isso ocorre no interior da crosta terrestre, o magma esfria lentamente, possibilitando a formação de cristais. Já quando o magma chega à superfície, como em uma erupção vulcânica, ele se resfria muito rapidamente, devido ao contato com a temperatura ambiente e não dá tempo de os cristais se desenvolverem. As rochas que se originam desse processo são denominadas vulcânicas.

O intemperismo é o conjunto de processos por meio dos quais as rochas se fragmentam. Ele pode ser químico (quando os minerais são alterados por reações químicas) ou físico (quando a rocha se fragmenta por processos físicos, como o atrito, sem que ocorra modificação na estrutura química do material). O intemperismo pode se apresentar sob uma terceira modalidade que é a biológica, quando os minerais são alterados em virtude da atuação de organismos, especialmente bactérias. Os fragmentos de rochas são chamados de sedimentos.

O metamorfismo é a transformação das rochas que são submetidas a elevadas temperaturas e a grande pressão. Esse processo ocorre no interior da crosta terrestre, onde as rochas podem sofrer alterações físicas (mudança de textura), químicas (recombinação de minerais) ou físico-químicas. O metamorfismo é um processo importante no ciclo das rochas, pois modifica as características das rochas sedimentares e/ou magmáticas.

As  rochas sedimentares, mais recentes, formam uma camada rochosa sobre as mais antigas e, as rochas sedimentares se originam da desagregação e do depósito dos materiais das rochas cristalinas e metamórficas, resultado de intemperismo, erosão, transporte e litificação.


Observe atentamente o diagrama “O ciclo das rochas” e responda à questão: 

Considerando o que você aprendeu na aula e o que está representado no diagrama, explique por que, apesar da predominância das rochas ígneas e metamórficas na litosfera, as rochas sedimentares predominam entre aquelas que estão na superfície. 

Isto ocorre devido a constante ação dos fenômenos que diariamente vem desgastando as rochas da superfície, ( O Intemperismo ). Essa fragmentação dá origem aos sedimentos que levados pelo vento e pelas águas vão se acumulando nas áreas mais baixas em relação ás rochas desgastadas e ao longo do tempo sendo compactados formando as rochas sedimentares.

LIÇÃO DE CASA
Elabore um cartaz com fotos, desenhos e gravuras para representar cada etapa do ciclo das rochas, conforme o diagrama “O ciclo das rochas”.

Caroline Faria

O elemento carbono (C) é o principal constituinte de tudo o que é orgânico e embora o dióxido de carbono (CO2) represente apenas 0,35% dos gases que compõem a atmosfera, o carbono é um elemento que nos últimos anos tem provocado mudanças profundas em todo o mundo.

O elemento carbono é encontrado na atmosfera na forma de gás originado quase todo ele do processo de respiração dos seres vivos (79%) pelo qual se completa o que chamamos de “Ciclo do carbono”.

O Ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese (ou quimiossíntese no caso de alguns organismos) incorporando-o às suas moléculas. Então o carbono passa para o próximo nível trófico quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono incorporado na forma de açúcares. Dizemos “parte” porque uma parcela do carbono fotossintetizado pelas plantas será absorvido pelos organismos decompositores, ou ainda, devolvido diretamente à atmosfera como no caso de uma queimada. Ao ser ingerido pelos animais herbívoros o carbono será devolvido à atmosfera através da respiração ou, também, através da decomposição desses organismos.

Os oceanos também são grandes reservatórios de gás carbônico realizando uma troca constante deste com a atmosfera em um processo recíproco e contínuo.

Nos últimos anos desde a Revolução Industrial temos presenciado uma drástica mudança no ciclo do carbono. Durante muito tempo esse ciclo permaneceu estável com a liberação de gás carbônico na atmosfera sendo compensada pela sua absorção pelas plantas e vice-versa.

Contudo, o processo de industrialização e a conseqüente utilização de combustíveis fósseis  ou não (o álcool também libera CO2 embora bem menos do que a gasolina, por exemplo), além de um aumento nos níveis de consumo, têm aumentado de forma vertiginosa o lançamento de dióxido de carbono na atmosfera tornando deletério um fenômeno essencial para a vida na terra: o Efeito Estufa.

http://www.infoescola.com/biologia/ciclo-do-carbono/

Leitura e Análise de Imagem
Escreva um texto explicando a importância da água na manutenção do ciclo do dióxido de carbono, representado a seguir.

A água está presente no processo da fotossíntese, importante troca gases para a manutenção da vida, é na água ou ambientes úmidos que crescem as algas. Os oceanos também são grandes reservatórios de gás carbônico realizando uma troca constante deste com a atmosfera em um processo recíproco e contínuo.

Fontes:

Caderno do professor - 2º Semestre

Caderno do Aluno -  2º Semestre

http://www.infoescola.com/biologia/ciclo-do-carbono/

http://monografias.brasilescola.com/biologia/os-ciclos-oxigenio-carbono-nitrogenio.htm 

Login