Luiz M. Calegari

Cada Click é um Mundo

Get Adobe Flash player

Situação de Aprendizagem  2

6º Ano - Geografia - 2 Semestre

 

A água e os assentamentos humanos 

 

1)-Quais são as atividades responsáveis pelo consumo doméstico de água?

A higiene pessoal (escovação dos dentes e banho), a descarga do vaso sanitário, a lavagem da roupa e da louça etc.

Em sua opinião, seria possível diminuir o consumo de água em sua casa? De que maneira?

Neste caso vai depender muito de cada um, de cada família, mas as recomendações básicas são: na hora do banho, desligar a água enquanto usa o sabonete; não escovar os dentes com a torneira aberta; não jogar objetos e papel no vaso sanitário; molhar a louça, fechar a torneira e só abrir de novo quando estiver tudo ensaboado; lavar o carro, o quintal e a calçada com balde, evitando o uso da mangueira etc.

Pesquisar a respeito do papel dos rios na constituição de assentamentos humanos ao longo da história.

Os rios foram fundamentais para a fixação do ser humano, quando ele se tornou sedentário. A humanidade a partir do momento que descobriu a agricultura e séculos depois começaram a surgir as cidades, procuraram se estabelecer ás margens do rios pelos diversos benefícios que estas áreas oferecem como: caça mais abundante, terras mais férteis, abundância de água entre outras.

Tema

Assentamentos humanos que surgiram às margens do(s) Rio(s)

A exemplo do que ocorreu as margens do Rio Nilo e Eufrates, no Brasil também tem sido assim em várias regiões. Os motivos principais foram: por suas margens serem mais férteis e também pela falta de estradas.

Com base nas imagens a seguir, procure explicar a importância do Rio Nilo para a civilização que se desenvolveu no Egito Antigo.

 

O Rio Nilo  tem planícies muito férteis e isso favoreceu muito a civilização egípcia.

 

Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas desse rio e aos seus períodos de cheia, durante os quais o solo das margens é fertilizado, tornando possível o desenvolvimento de uma agricultura capaz de sustentar enormes contingentes populacionais. Por esse motivo, na Antiguidade o Egito era conhecido como o "Celeiro do Oriente". E, exatamente como na Antiguidade, a maioria de sua população está concentrada em apenas 4% do território, às margens do rio Nilo. Atravessa uma região desértica e é essencial para irrigação da agricultura.

 

 

2. Em terrenos mais planos, os rios inundam uma extensa área de suas margens nos períodos das cheias. Nos períodos de estiagem, o volume das águas diminui, expondo os solos de sua várzea. Parte das populações ribeirinhas amazônicas se protege dos efeitos dessas variações sazonais do rio construindo palafitas, tais como as que aparecem na imagem a seguir. Em sua opinião, como as variações no nível das águas podem afetar os deslocamentos diários de quem vive em palafitas?

 

Nos períodos de estiagem, o volume das águas diminui, expondo os solos de sua várzea. Parte das populações ribeirinhas amazônicas se protege dos efeitos dessas variações sazonais do rio construindo palafitas. O que tem de vantagem e desvantagens essas residências?

 

Num rio como o Amazonas, é poder pescar sem sair de casa, embarcar nas canoas sem sujar os pés de lama, mas, quando o rio esta cheio. Mas quando o nível do rio está bem baixo, é preciso descer escadas para se alcançar sua margem. Nesse período, as pessoas ficam mais fora da casa, mas têm dificuldades em se deslocar para outras localidades.

 

Palafita na Amazônia

 

Considerando as características naturais e culturais da região amazônica, é correto afirmar, com base na imagem, que essa técnica tradicional de construção de casas está associada à:

 

a)-atividade de lazer das comunidades ribeirinhas.

 

b)-adaptação ao regime de cheias dos rios.

 

c)-preservação das matas às margens dos igarapés.

 

d)-coleta e ao processamento de produtos florestais.

 

 

FONTES:

 

Caderno do Aluno 2º Semestre

Caderno do professor 2º Semestre

 

Login