Luiz M. Calegari

Cada click é um Mundo

Get Adobe Flash player

ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

A globalização mundial é um processo iniciado a muito tempo. Podemos afirmar que se iniciou com o fim do Feudalismo, quando as cidades voltaram a ter a importância que haviam perdido, e o comércio começou a se expandir, tudo num processo muito lento.

Quando o interesse pelo comércio com as índias foi despertado e a navegação para ir à índia se iniciou, o processo de globalização passou a caminhar um pouco mais depressa. As grandes navegações praticamente foi o gatilho que desencadeou o processo e a revolução industrial vem para acelerar de vez. De um comercio mercantilista o mundo passa para o capitalismo e este aliado as técnicas e depois às novas tecnologias completam a globalização que hoje conhecemos.

ANÁLISE: Leia os textos abaixo e responda:

  1. a)Situação 1 — Suponha que sua família sobreviva do trabalho na terra, em um país muito pobre, e que obtenha sua renda vendendo alimentos no mercado da cidade mais próxima. Suponha também que esse país receba uma grande quantidade de alimentos doados por um país rico, e que esse alimento seja distribuído entre as famílias que vivem na cidade. O que vai acontecer com sua família? Vai ficar mais fácil ou mais difícil comercializar o produto do seu trabalho no mercado? Quais conseqüências isso pode ter?

Resposta:...

 

  1. b)Situação 2 — Suponha agora que sua família seja proprietária de uma pequena fábrica de roupa, também em um país muito pobre. Suponha também que esse país receba uma grande quantidade de roupas doadas por pessoas que vivem em um país rico. O que vai acontecer com sua família? Vai ficar mais fácil ou mais difícil comercializar o produto do seu trabalho no mercado? Quais conseqüências isso pode ter?

Resposta:...

LEITURA: leia e analise o texto abaixo:

1)-A maior parte da ajuda financeira que os países pobres da África recebem provém dos países ricos da Europa. No entanto, a idéia bastante difundida de que a Europa está ajudando o desenvolvimento da África não corresponde à realidade.

2)-Somente alguns países europeus, principalmente os nórdicos, atendem aos objetivos fixados pela ONU, que estipulam que 1% da renda dos países ricos deve ser destinada à ajuda aos países pobres.

3)-Mesmo quando existe, a ajuda é, na maior parte das vezes, interesseira. O país "doador" obriga os países que recebem os benefícios a gastar parte da ajuda adquirindo seus próprios bens e serviços, ampliando o acesso de seus produtos aos mercados africanos.

4)-Muitas vezes, a ajuda é complementada com empréstimos, sobre os quais são cobradas taxas de juros mais baixas do que as vigentes no mercado financeiro. Mesmo assim, em muitos países africanos os juros sobre as dívidas já contraídas são maiores do que a soma da ajuda e dos novos empréstimos concedidos. Quando isso ocorre, o pais "beneficiário" transfere ao país "doador" uma quantia maior do que recebeu, tornando-se cada vez mais pobre.

Fonte: LEMARCHAND, Phillippe (Dir.). L'Afrique et l'Europe: atlas du )0(e siécle. Paris: Editions Complexe, 1994. p. 83.

Responda: De acordo com o texto, a Europa não está efetivamente ajudando a África em seu caminho para o desenvolvimento. Quais os argumentos usados para sustentar essa ideia?

 

Resposta:...

De acordo com o que você leu, explique o significado das expressões abaixo:

a) Globalização:

b) Ajuda financeira internacional:

c) Mercado financeiro:

Calegari, Luiz Maximo. Licenciado em Geografia pela FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis – SP – Pós Graduando em Docência do Ensino Superior pelo IEC – Instituto Educacional Carapicuíba
http://webnamoro.blogspot.com/

Login

Visitantes