A Importância da Escola para o Jovem e a Sociedade
A escola é fundamental para o aprendizado, um dos alicerces da nossa sociedade, da vida do jovem, tanto profissional como social. É uma instituição das mais importantes, porque é através dela, local onde adquirimos e ampliamos nossos conhecimentos, é o lugar de formação, e deve ser disponibilizada para todos sem exceção.
A educação formal ou acadêmica é função da escola e seria uma continuação da educação familiar. Os pais e a escola, nos dias atuais, devem educar juntos para um bem maior, para construção da identidade pessoal, da cidadania individual e coletiva.
A criação de um verdadeiro cidadão, construtor de um futuro melhor para as próximas gerações, depende dessa aliança, pois a família é a base da sociedade, e a escola podemos dizer que é uma continuação desta importante instituição.
A escola é a principal meta de qualquer pessoa consciente e com sede de saber, de conhecer e de aprender neste mundo globalizado em que vivemos, porque o mercado de trabalho sempre esta cobrando pessoas mais qualificadas, tornando-se atualmente um setor seletivo, excludente e alienante. Esse é o principal motivo, e também por que o mundo em que vivemos já não aceita mais analfabetos nas ruas, no trabalho, na vida social e esse também é outro grande motivo pelo qual se deve dar importância à escola, não se tornando um excluído das novas tecnologias e do volume de conhecimentos gerados a cada dia.
A escola tem grande importância, pois podemos afirmar que a educação é o principal berço ao respeito, às regras de cidadania, a construção da identidade.
O aprendizado sempre fez parte de nossas vidas e, é essencial para a formação do ser humano, é por essa razão que só se pode falar bem da escola, sendo ela uma das principais fontes da assimilação do conhecimento e da diversidade cultural. É na escola que aprendemos as letras (códigos) à alfabetização, a matemática, sobre o ser humano, sobre a história do mundo e de nosso país. A escola é muito importante em nossa sociedade porque por mais restritiva que ela seja, ainda assim, é um dos caminhos que tira os jovens das ruas, do crime e de outras situações de risco, que muitas vezes passa a fazer parte da vida das pessoas por falta de uma simples oportunidade de estudo. A escola hoje está acessível às pessoas que antes não podiam estudar, sendo assim ficou bem mais fácil obter informações e estudo. Embora a nossa sociedade esteja atrasada, comparada com outros países em questão de educação, ainda assim podemos dizer que houve uma grande melhoria nela com o passar dos tempos.
No Brasil muito se fala da educação, que precisa melhorar, é verdade e o esforço deve ser coletivo, Família, Sociedade, o Estado e os nossos jovens, tão carentes de empregos e de novas oportunidades. Mas o nosso adolescente tem que estar ciente que somente através da educação e dos bancos escolares, e a sua participação efetiva nas aulas, as oportunidades surgirão.
Assim, podemos afirmar que a escola tem a sua real importância na sociedade porque é um meio de educar e de fazer com que quem estuda tenha outros objetivos e mais oportunidades de alcançá-los em sua vida, e que tende a formar uma sociedade mais digna e de condições de vida melhor, afinal, tudo começa pela educação.
O mundo e consequentemente o Brasil, está cada vez mais se desenvolvendo e de forma acelerada, todo dia surgem novos produtos, novas técnicas, novas tecnologias, todo dia é gerado novos conhecimentos, assim é que convido todos os jovens brasileiros a frequentar a escola, se interessar pelas aulas e valorizar o trabalho do Professor.
Professores:
Calegari, Luiz Maximo. Licenciado em Geografia pela FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis – SP – Pós Graduado em Docência do Ensino Superior pelo IEC – Instituto Educacional Carapicuíba
Pedroso, Francisco Carlos. Professor de Geografia e História formado pela UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos e Pós Graduado pela USP