Luiz M. Calegari

Cada Click é um Mundo

Get Adobe Flash player

PESQUISA:

Nesta atividade, vamos avaliar a importância das tecnologias digitais na vida dos adultos que você conhece. Primeiramente, faça uma pesquisa com dez pessoas que tenham mais de 25 anos, aplicando o roteiro de questões a seguir. Em seguida, faça uma contagem das respostas que obteve em sua pesquisa.

Roteiro para entrevista

1. Possui computador em casa? (   ) sim (   ) não

2. Possui internet na sua casa? (   ) sim (   ) não

3. Se sim, sua internet é banda larga? (   ) sim (   ) não

4. Utiliza internet? (   ) sim (   ) não

5. N a maior parte das vezes, costuma utilizar a internet mais em casa do que em outros lugares? (    ) sim (    ) não

 6. Possui celular? (   ) sim (   ) não

7.   Acessa a internet pelo celular? (   ) sim (   ) não

8.   Tem conta bancária? sim (   )  não  (   )

9.   Faz transações bancárias pela internet?  (   ) sim (   ) não

10. Costuma jogar on line? sim (   ) não (   )

11. Assiste a filmes e/ou séries on line? (   ) sim (   ) não

12. Escuta músicas gravadas em sites da internet?  (    ) sim (    ) não

Tabulação: somar 1 ponto para cada resposta afirmativa.

1.-Quais perguntas tiveram mais pontos e quais as que tiveram menos pontos?

2.-Em sua opinião, o que pode justificar o resultado destacado na questão anterior?

3.-De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, você considera que as tecnologias digitais são importantes na vida das pessoas próximas a você? Justifique sua resposta.

 

Leitura e Análise de Mapa e Gráfico

Pessoas que utilizaram a Internet, no período de referência dos últimos três meses, na população de 10 anos ou mais de idade – 2011

Percentual de pessoas que utilizaram a Internet, no período de referência dos últimos três meses, na população de 10 anos ou mais de idade, segundo os grupos de idade - Brasil - 2005/2011

 

1.-Considerando o mapa identifique as duas unidades da federação que apresentam maior proporção de utilização da internet e as duas unidades da federação que apresentam menor proporção de utilização da internet.

São Paulo e Distrito Federal apresentam a maior proporção de pessoas com acesso à internet; Piauí e Maranhão, a menor.

 

2.-Considerando os gráficos, é possível afirmar que o acesso à educação e a idade são fatores importantes para a exclusão digital? Justifique sua resposta.

Sim. A Figura 14a mostra que a utilização da internet é maior entre os mais jovens e que a população ativa com mais de 50 anos é a que menos utiliza a rede. Já a Figura 14b mostra que a utilização da internet é maior nos grupos que estudaram mais. Dessa forma, a exclusão digital tende a ser maior entre os mais velhos e os que estudaram menos.

 

Leitura e Análise de Texto:

Leia o texto a seguir:

Os senhores do ciberespaço

Para facilitar a vida no ciberespaço, vários sites de busca foram desenvolvidos, como o AltaVista, o Yahoo! e o Google. Eles têm dispositivos automáticos que atualizam suas bases de dados. Além disso, apresentam mecanismos que classificam os endereços da internet pelo número de acessos, abrindo uma lista dos sites com base naqueles mais visitados. Um dos sites de busca mais utilizados no mundo é o Google, que foi criado pelos estudantes Larry Page e Sergey Brin, da Universidade de Stanford, em 1996. Os dois começaram a criar o Google como parte de um projeto de pesquisa. Colocaram como desafio desenvolver um sistema que buscasse o mais rapidamente possível dados em milhões de páginas existentes na internet. No começo, Larry e Sergey trabalhavam em um apertado alojamento da universidade. Dez anos depois, o Google já havia se transformado em uma empresa onde trabalhavam 250 técnicos e que atingiu uma receita aproximada de 100 milhões de dólares. A história do Yahoo! é parecida com a do Google. Foram os estudantes Jerry Yang e David Filo, também da Universidade de Stanford, que tiveram a ideia de criar um mecanismo de busca para as pessoas encontrarem sites na internet. Em poucos anos o Yahoo! tornou-se um dos mais conhecidos sites da internet.

Elaborado por Raul Borges Guimarães especialmente para o São Paulo faz escola.

1.-Por que os programas de busca fazem tanto sucesso entre os internautas?

Com base na leitura do texto, espera-se que os alunos comentem a respeito da dificuldade de encontrar as informações e navegar pela internet, uma vez que existem milhões de páginas para serem visitadas pelos usuários.

 

2.-Com base na leitura e nas discussões das aulas anteriores, procure explicar as diferenças entre os senhores da internet e os navegadores dos mares.

Nesse caso, sabemos que  Colombo era financiado pelos reis da Espanha, e os criadores de programas de busca da internet são jovens estudantes de universidades norte-americanas que iniciaram um pequeno negócio com recursos próprios, mas que se tornaram donos de companhias milionárias. Além disso, é importante destacar que o âmbito de ação no espaço concreto se dá de maneira diferenciada: no primeiro caso, foi preciso atravessar o Oceano Atlântico para que as novas conquistas fossem reveladas; já no segundo caso, foi necessário um bom computador conectado à rede de internet.

 

O mundo virtual, também chamado de ciberespaço, é capaz de interligar diferentes pontos do planeta quase instantaneamente e tem sido representado de diversas maneiras. Por meio de desenho ou de colagem, procure elaborar uma representação original do ciberespaço. Use uma folha avulsa para isso.

Leitura e Análise de Texto
Leia o texto a seguir:
Multidões inteligentes e transformações do mundo [...] A sociedade sempre funcionou em rede. [...] A era industrial, sob o domínio da comunicação de massas, deixou a rede escondida. Em segundo plano. Mas a internet tem nos levado a reviver a ideia. O sistema torna-se mais abrangente. As redes de amigos cresceram. Hoje em dia, com o advento e popularização da internet, novas redes colaborativas, voltadas para a produção criativa, têm surgido com incrível velocidade, criando bens coletivos de valor inestimável. A rede dos hackers, um dos exemplos mais evidentes, produz, todos os dias, inovações tecnológicas que prometem revolucionar a economia dominante do mercado de software. São os chamados softwares livres, que podem ser instalados gratuitamente no seu computador, permitindo que você realize uma gama enorme de atividades, desde conectar a sua câmera digital até editar e mixar uma música. Mas o mais importante é que esses softwares são bens criativos compartilhados nessas redes, que podem ser estudados e melhorados por todos. A produção coletiva e descentralizada de bens criativos não se aplica somente ao software. Já começam a aparecer reflexos dessa nova forma de produção em diversas áreas do conhecimento. Um ótimo exemplo é a Wikipédia, uma enciclopédia construída coletivamente na web. O software livre é o caso mais conhecido e mais impactante de uma nova dinâmica, que demonstra a produção de conhecimento livre como alternativa economicamente viável e sustentável. [...] A rede indica um futuro libertador. A web só faz sentido quando um se preocupa com o outro. Numa circulação generalizada e libertadora de fluxos de informações e das ondas econômicas. A web é um mundo que nós criamos para todos nós. Só pode ser compreendido dentro de uma teia de ideias que inclua os pensamentos que fundamentam nossa cultura, com o espírito humano persistindo em todos nós. Tal compromisso entre humanos, tal generosidade altruísta não está desenvolvida no centro. Muito mais que conhecimento formal, as redes articulam convívio, solidariedade, mobilização. Esse conhecimento está impregnado nos mutirões. No efeito puxadinho colaborativo. [...] A sociedade civil se organiza, compra, vende, troca, aprende e ensina mobilizando as bases para o interesse comum. Desenvolver a comunidade, criar filhos, conviver com amigos, trabalhar e tentar ser feliz. Dizemos que estar em rede não há mais necessidade de operar a mudança social, ela se faz permanente. MARTINS, Dalton; DIMANTAS, Hernani. Multidões inteligentes e transformação do mundo. Le monde diplomatique Brasil. Caderno Brasil, coluna “Sociedade em rede”, 25 out. 2007. Disponível em: <http://diplo.org.br/ 2007-10,a1976>. Acesso em: 6 nov. 2013.

1.-Baseando-se no texto, qual seria a melhor definição para a palavra “rede”?

No texto, a palavra “rede” refere-se às múltiplas formas de interação entre indivíduos e comunidades, seja para lazer, trabalho ou projetos de mobilização social.

 

2.-Quais as facilidades que a internet tem trazido para a vida das pessoas?

Por meio da internet as pessoas podem se associar das mais diferentes formas e com os mais diferentes objetivos, como a produção e a troca de conhecimentos.

 

3.-Você acredita que tais facilidades poderão gerar um mundo melhor? Justifique sua resposta.

Essas facilidades podem permitir uma maior proximidade entre as pessoas, que ganham uma nova forma de satisfazer suas necessidades econômicas e afetivas. É uma forma que nos dias atuais nos trás, tanto ocorrências positivas como negativas, podemos citar  a facilidade de comunicação na rede ou a ocorrência dos crimes virtuais.

 

4.-Liberdade também significa responsabilidade. A internet pode ser usada de maneira não responsável? De que forma?

Os crimes virtuais cometidos de varias formas como: Venda de produtos proibidos, divulgação de práticas ilícitas, pedofilia, entre muitos outros.

Você Aprendeu:

1.-Explique o significado da expressão “exclusão digital”.

A expressão “exclusão digital” é usada para classificar a situação de pessoas que, no mundo contemporâneo, caracterizado pelo meio técnico-científico-informacional, vivem sem acesso às tecnologias digitais e não podem usufruir delas.

2.-Encceja 2002 – O Rio de Janeiro implantou um projeto de modernização e ampliação da rede de internet no Estado com o Programa Infovia.RJ, que vai implantar a infraestrutura de tecnologia necessária para tornar possível uma efetiva política de inclusão digital no Estado do Rio de Janeiro. Em um primeiro momento, o Infovia.RJ vai possibilitar a interconexão de comunidades carentes, via redes sem fio e com acesso à internet em banda larga.

 

Considerando o texto e o fato de que vivemos na chamada sociedade de informação, assinale a opção correta.

a)-No Brasil, há iniciativas para inserir a população na era da comunicação, superando a exclusão digital.

b)-A iniciativa do Programa Infovia.RJ limita-se a atender segmentos que já têm acesso à tecnologia da internet.

c)-A inclusão digital mantém a desigualdade existente nas condições de inserção no mercado de trabalho.

d)-O desenvolvimento tecnológico acentua as diferenças sociais, ampliando a distância entre ricos e pobres.

3. Alfabetização digital diz respeito à aquisição de habilidades básicas para o uso de tecnologias, tais como computadores e internet. Ela é um instrumento de combate à exclusão social, já que democratiza o acesso às ferramentas básicas da sociedade de informação.

 

Com base nessa idéia, é possível afirmar que:

a)-Os computadores e a internet figuram entre as ferramentas da sociedade de informação.

b)-A exclusão social é produzida pelo uso das diversas tecnologias de informação.

c)-A alfabetização digital leva à desigualdade de acesso aos computadores e à internet.

d)-O conjunto da população brasileira possui as habilidades necessárias para o uso da internet.

Login